TINTED STATUS BAR: Módulo do xposed framework (ROOT)

Como deixar a barra de status transparente

TINTED STATUS BAR

Com o lançamento do Nexus 5 com Android KitKat, todos nos vimos interessados pela barra de status transparente no launcher do aparelho, mas frustrados por ser algo tão limitado, não aplicado à todos os apps.
Hoje venho aqui apresentar à vocês uma solução à isso, assim como uma forma de deixar a interface mais bonita: o módulo do Xposed chamado Tinted Status Bar.
Sendo um módulo do Xposed, é necessárioo acesso ao root, assim como o Xposed Installer instalado.
Depois de ativado o acesso ao root (clique aqui), é necessário fazer o download e a ativação do Xposed Installer.

TINTED STATUS BAR-nexus


Instalando e ativando o Xposed:

Acesse a seguinte página e faça o download do arquivo apk clicando no link que aparece na frente (PC) ou abaixo (smartphone) de "Download" como mostrado no screenshot abaixo. Depois instale o apk normalmente.


Agora é necessário instalar o Framework dentro do app (não se esqueça de permitir o acesso ao root ao aplicativo). Logo quando abrir o Xposed Installer, será necessário ir em "Framework" na primeira tela do aplicativo, apertar em ok (não se preocupe com a mensagem, o aplicativo é utilizado por milhares de pessoas no mundo todo) e apertar em "Instalar/Atualizar", e então reiniciar o smarphone apertando em "Ok", como nos screenshots:

Instalando o Tinted Status Bar

Quando o smartphone reiniciar, é a hora de finalmente baixar, instalar e configurar o módulo Tinted Status Bar. Abra o Xposed Installer, aperte em "Baixar" e na próxima tela, aperte na lupa situada em cima, na barra de ações do aplicativo, para pesquisar e digite Tinted Status Bar como no screenshot, então aperte nele.


Depois de encontrar o módulo, será necessário baixá-lo e ativá-lo.
Arraste duas vezes da direita para a esquerda, e na tela de configurações, aperte em "Versões a serem mostradas" e selecione "Experimental", como é mostrado no screenshot abaixo. É necessário a versão experimental porque é só nela que há a possibilidade de usar o degradê na barra de status como no launcher do KitKat. Apesar de ser experimental, não presenciei nenhum bug.



Vá em "Versões" e baixe a versão mais recente e aperte em Instalar. Depois de baixado, será necessário ativar o módulo.
Na tela principal do Xposed Installer, aperte em "Módulos" e selecione a caixa ao lado do Tinted Status Bar, então reinicie seu smartphone.

Pronto, agora é só configurá-lo!

Configurando o Tinted Status Bar

Quando o smartphone ligar, abra o aplicativo Tinted Status Bar e role a página até aparecer a opção "Show a gradient over tint", ative-a para que a barra de status fique com um degradê como no launcher do KitKat, e não simplesmente colorida.


O Tinted Status Bar já detecta automaticamente as cores para cada aplicativo, mas há alguns como o Facebook e o Twitter que não são detectados automaticamente. Para que a barra de status fique da mesma cor que esses aplicativos, é necessário configurá-los.
Para isso, ative também o "Notification Color Picker" um pouco abaixo de "Show a gradient over tint", depois abra o aplicativo que deseja configurar (vou utilizar o Twitter aqui). Desca a barra de notificações e aperte em "Add app".


Se em "Apply general color" já aparecer a cor certa que você deseja, aperte. Se não, aperte na cor que quiser na imagem da barra de ação que aparece em cima. É possível também escolher se a cor dos ícones da barra de status serão pretos ou brancos (FF000000 é preto e FFFFFFFF é branco, é só selecionar). Faça isso com todos os aplicativos que forem necessários.


OBS.: não se esqueça de desativar a caixa "Notification color picker" depois de configurar os aplicativos, pois com a caixa ativada, o smartphone acaba ficando mais lento, é só desativá-la depois, que o smartphone não fica mais lento.

Agora é só curtir a interface do seu Android com a barra de status da cor de cada app (ou de outra cor, se preferir)!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

SOBRE O AUTOR

Minha foto

Louco por Games, Tecnologia, Futebol e Família ♥ Passo as horas vagas em busca de conteúdo exclusivo e de qualidade para oferecer ao público, garantindo a diversão e compartilhando conhecimentos com todos, sem cobrar nada por isso. Blogueiro, Profissional de T.I e Gamer nas horas vagas. Já disse Família ?