Como configurar 2 roteadores na mesma rede

configurando um segundo roteador em sua rede o alcance do sinal WIFI será ampliada.

Como configurar 2 roteadores na mesma rede
Como configurar 2 roteadores na mesma rede (foto ilustrativa )

Como configurar 2 roteadores na mesma rede

Configurar um segundo roteador na mesma rede é o que você vai aprender lendo o tutorial a seguir que serão passos simples e objetivos para você ampliar o sinal wifi dentro da sua residência ou empresa.


Para usar 2 roteadores na mesma rede você começa dando reset nos dois roteadores wifi
como resetar roteador
Botão de reset do roteador (foto ilustrativa)


Configurar 2 roteadores na mesma rede

1. Determine qual roteador será o principal. Este será o roteador ao qual o modem ficará conectado. Procure escolher o roteador mais novo e mais rico em recursos como o seu roteador-base. Se os dois aparelhos forem exatamente iguais, então tanto faz se for um ou outro.

2.
Determine qual roteador será o secundário. Ele vai ser o responsável por ampliar a cobertura da sua rede original. Normalmente, escolhe-se o aparelho mais antigo para ser o secundário. Este roteador irá controlar a rede secundária caso você esteja criando uma LAN para WAN da rede (veja abaixo).
3. Coloque ambos os roteadores perto de seu computador. Durante o processo de configuração, você pode manter os roteadores perto do seu computador para que você possa acessá-los facilmente. Você pode configurá-los em seus locais permanentes mais tarde.
4. É preciso decidir-se entre uma conexão LAN-to-LAN ou LAN-to-WAN. A conexão LAN-to-LAN (Local Area Network) estende o tamanho da rede, permitindo que mais dispositivos sejam conectados. Os dispositivos podem compartilhar arquivos e recursos para qualquer outro dispositivo na rede. Já uma conexão LAN-to-WAN (Wide Area Network) cria uma rede secundária (LAN) dentro da principal rede de longa distância (WAN). Isto lhe permite colocar restrições em um subconjunto de dispositivos que estão conectados à rede menor. A desvantagem é que eles não podem compartilhar arquivos ou recursos com a rede principal.
5. Conecte seu roteador principal no seu modem. Em seguida, conecte o seu computador no roteador via Ethernet. Configure-o como faria normalmente para configurar a rede. Uma vez que este router irá lidar com a conexão com a internet, é melhor configurá-lo como se você estivesse usando apenas um único roteador.A maioria dos roteadores podem ser acessados digitando o endereço 192.168.1.1, 192.168.2.1 ou 192.168.0.1Anote o endereço IP do roteador e da máscara de sub-rede. O endereço IP é o mesmo que você usou para acessar a página de configuração do roteador. A máscara de sub-rede é normalmente 255.255.255.0.Se você estiver criando uma rede LAN para WAN, configure o serviço DHCP do roteador principal para dar endereços entre 192.168.1.2 e 192.168.1.50. Se você estiver criando uma rede LAN-to-LAN, você não precisa alterar as configurações de DHCP.Desconecte o computador e o roteador quando você terminar de configurar o primeiro.

6. Conecte o computador ao roteador secundário. Abra a página de configuração. Se você estiver fazendo uma rede LAN-to-LAN, altere o endereço IP para que ele corresponda ao primeiro roteador. Só tome cuidado para o fato de que é preciso aumentar o último dígito com a diferença de um algarismo (por exemplo, 192.168.1.1 se torna 192.168.1.2). Já se você estiver fazendo uma rede LAN para WAN, altere o endereço IP para que este corresponda ao primeiro roteador, mas com o cuidado de aumentar o penúltimo dígito com a diferença de um algarismo (por exemplo, 192.168.1.1 se torna 192.168.2.1). Não esqueça de conferir se a máscara de sub-rede é a mesma que o roteador principal.
Se você estiver fazendo uma rede LAN para WAN, altere o endereço IP WAN do roteador secundário para 192.168.1.51.

7. Configure o servidor DHCP do roteador secundário. Se você estiver criando uma rede LAN-to-LAN, o serviço de DHCP deve ser desligado do roteador secundário. Mas caso você esteja criando uma rede LAN para WAN, o servidor DHCP do roteador secundário deve distribuir endereços entre 192.168.2.2 e 192.168.2.50.

8. Mude o canal da conexão sem fio. Se ambos os roteadores são sem fio, é melhor definir manualmente os canais para que os sinais não interfiram uns com os outros. Defina o seu roteador principal para os canais 1-6. Para o seu roteador secundário, deixe o canal 11.

9. Instale seus roteadores no local desejado. Agora que tudo está configurado, você pode colocar seus roteadores a onde você preferir. Lembre-se que você vai precisar executar a Ethernet com um cabo entre os dois roteadores. Você pode passar o cabo através da parede. Para facilitar a sua vida, é melhor colocar o seu roteador principal perto do seu modem.

10. Conecte os dois roteadores. Conecte uma extremidade do cabo Ethernet a qualquer porta LAN do roteador principal.
Se você estiver criando uma rede LAN-to-LAN, conecte a outra extremidade a uma porta LAN do roteador secundário.
Se você estiver criando uma rede LAN para WAN, conecte a outra extremidade na porta WAN do roteador secundário.

Pronto!!

deixe sua experiência nos comentários,ela é importante para o desenvolvimento do site.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

SOBRE O AUTOR

Minha foto

Louco por Games, Tecnologia, Futebol e Família ♥ Passo as horas vagas em busca de conteúdo exclusivo e de qualidade para oferecer ao público, garantindo a diversão e compartilhando conhecimentos com todos, sem cobrar nada por isso. Blogueiro, Profissional de T.I e Gamer nas horas vagas. Já disse Família ?