COMO MELHORAR O SINAL DO WI-FI EM TRÊS DICAS

Redes Wi-fi são grande ajuda no dia-a-dia. Manter a qualidade do sinal por toda casa, nem sempre é fácil. O tutorial mostra algumas dicas básicas para melhorar o sinal Wi-Fi que poderão ser úteis nesses momentos.

Dicas para melhorar o sinal Wi-Fi

O canal usado no roteador irá influenciar a qualidade do sinal
De maneira parecida com o celular, um roteador Wi-Fi usa ondas de rádio para se comunicar com os dispositivos conectados a ele. Ele envia os dados para um laptop e o mesmo retorna outros dados para ele.
Eles usam os padrões IEEE 802.11 a/b/g/n/ac. Os padrões 802.11b, 802.11g, 802.11n, transmitem em uma frequência de 2.4Ghz. O padrão 802.11a transmite em 5GHZ e o 802.11ac transmite tanto em 2.4Ghz como em 5Ghz.
As diferenças entre b/g/n estão na velocidade. Um roteador configurado para usar 802.11b – que suporta apenas 11mbits por segundo – terá uma qualidade de transferência mais baixa que um configurado em 802.11n – que vai até 54Mbits por segundo. O modelo mais recente é o 802.11ac, que é retrocompatível com o n.
Em cada roteador existem diferentes canais dentro dessa frequência. O canal 1 transmite em uma frequência de 2.412Ghz, enquanto o canal 2 fica em 2.417Ghz. Com a exceção dos canais 1, 6 e 11, o restante se sobrepões. Sendo assim, é recomendável caso não tenha um programa de análise em mãos, alterar para um desses canais no roteador. A configuração irá variar de roteador para roteador. Consulte o fabricante para verificar o procedimento para acessá-lo.
dicas para melhorar o sinal Wi-Fi
Visualização de canais Wi-Fi em uma frequência de 2.4Ghz. Os canais 1, 6 e 11 não se intercalam com os outros
Quando mora em um local com muitos outros roteadores, algo comum hoje em dia, mesmo quando colocado em um dos três canais listados acima, haverá interferência. Isso acontece pois mesmo que os canais em si não intercalem com os outros, três roteadores que dividem o mesmo canal continuarão a causar e sofrer interferência. O importante é que isso seja minimizado o máximo possível.
Nesse caso entram os programas, como o NetSurveyor (gratuito) o WiFi Info View (gratuito) e o WiFi Inspector (Pago, com versão de testes). Eles listam quais canais estão em uso na sua região e apontam qual o melhor canal para a sua rede. Aplicativos mobile também existem, o que é o caso doWiFi Analyzer para Android. Ele será usado para medir a intensidade do sinal pela casa e verificar quais os canais usados por outros roteadores na área.
Na rede analisada para o tutorial, repare que existem três redes no mesmo canal (11), dois no canal 6, um no canal 4 e dois no canal 1. A altura de cada gráfico representa a intensidade do sinal de acordo com a distância do smartphone para o roteador.
Ele também é útil para ver em prática como os canais se sobrepõem. Repare que o sinal do Wi-Fi rosa, que está no canal 4, invade tanto o espaço do canal 2, 3, 5 e parte do 6.
dicas para melhorar o sinal Wi-Fi
Se os outros canais, que se sobrepõem, fossem removidos. O gráfico ficaria da seguinte forma:
dicas para melhorar o sinal Wi-Fi
Ou seja, aquele que estivesse no canal 1 não sofreria interferência nem causaria interferência a outros canais. Aqueles que estivessem no canal 11 ainda causariam interferência, mas em menor escala do que os outros canais.
Ao clicar no olho na parte superior e escolher Classificação de canal, o programa mostra qual é o canal ativo e qual o melhor canal para ser usado no roteador.
dicas para melhorar o sinal Wi-Fi
No caso da rede, o melhor canal seria o 14, porém, este canal é permitido uso apenas no Japão. Já os canais 12 e 13 estão disponíveis na Europa e Ásia. América do Norte e América do sul ficam com uma limitação dos canais de 1 a 11. A melhor solução é alternar para o canal 11. Uma alternativa seria comprar um roteador que possui suporte a 802.11ac, que usa a frequência de 5GHz. Os aparelhos que não suportam a frequência ainda usariam a de 2.4Ghz.
Posicionamento do Roteador
dicas para melhorar o sinal Wi-Fi
Fonte: Flickr
A posição do roteador é importante para garantir que o sinal transmitido não perca a qualidade. Evite coloca-lo próximo ao chão ou perto de outros aparelhos que podem prejudicá-lo, como telefones sem fio que usam a mesma frequência de 2.4Ghz. De preferência coloque-o em um local alto, sem obstruções, como móveis ou paredes muito próximas.
Verificando a força do sinal pela casa e o uso de repetidores.
Usar repetidores é uma boa ideia para aumentar a distância do sinal que o seu roteador alcança. Como o próprio nome já diz, eles recebem o sinal do roteador e repetem ele em uma área. Assim, aparelhos que antes estavam com o sinal fraco terão melhoras.
Mas antes de compra-lo, é possível usar o WiFi Analyzer (Android) para verificar o sinal pela casa de maneira rápida e definir qual o melhor ponto para posicioná-lo.
dicas para melhorar o sinal Wi-Fi
Métodos mais elaborados podem usar o Ekahau Heatmapper. Disponível no site oficial, o progama permite importar uma imagem da planta da casa / apartamento e usá-la para fazer um mapa da intensidade do sinal nos cômodos.  Caso não tenha, escolha a opção I dont Have a Map.
dicas para melhorar o sinal Wi-Fi
Após instalado, ele irá listar todos os pontos de acesso que o computador consegue captar. No centro estará o mapa desenhado ou uma imagem da planta do apartamento / casa. Clique com o botão esquerdo do mouse e arraste o ponto de acesso para o mesmo local que ele se encontra na casa para ter como referência. Clique em um ponto do mapa próximo de onde está e ande alguns passos. Clique novamente e você verá que uma linha foi formada.
dicas para melhorar o sinal Wi-Fi
Toda vez que clicar com o mouse esquerdo, um novo ponto será adicionado ao mapa.
Faça isso algumas vezes por algumas regiões da casa e clique com o botão direito para finalizar. As zonas verdes indicam áreas onde o alcance do roteador é forte, enquanto equipamentos situados nas áreas laranjas e vermelhas terão um sinal de menor qualidade.
dicas para melhorar o sinal Wi-Fi
Áreas em vermelho mostram baixa qualidade de sinal. Fonte: Site oficial
Em primeiro momento, tente mudar o local do roteador, como apontado na dica anterior. Caso não seja possível, a solução mais rápida é comprar um repetidor / extensor de sinal. No Brasil, o preço deles varia de R$ 79,99 até R$299,99. Com os testes realizados, posicione-o no local onde o sinal é mais fraco.
dicas para melhorar o sinal Wi-Fi
Extensor de sinal da TP-Link
Isso conclui algumas dicas para melhorar o sinal Wi-Fi. Vale lembrar que o fórum do BABOO conta com uma área de redes onde a comunidade poderá o ajudar com questões em relação a configuração do roteador ou detalhes técnicos.
Aproveite e veja como adicionar mais mecanismos de busca ao Microsoft Edge, novo navegador do Windows 10 e como habilitar o click-to-play no Flash Player. Outras dicas estão disponíveis na área de internet do BABOO.


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

SOBRE O AUTOR

Minha foto

Louco por Games, Tecnologia, Futebol e Família ♥ Passo as horas vagas em busca de conteúdo exclusivo e de qualidade para oferecer ao público, garantindo a diversão e compartilhando conhecimentos com todos, sem cobrar nada por isso. Blogueiro, Profissional de T.I e Gamer nas horas vagas. Já disse Família ?